Total de visualizações de página

Focus et finis - Foco e objetivo

As grandes massas condenadas ao limbo moderno, as cabeças condicionadas ao fracasso individual, e então, entre ruinas e ignorância, nasce Magnum Opus, o blog que promove o bem estar mental e ao desenvolvimento intelectual, auxiliar o próximo a pensar sobre si e para si... assista o video de 26 de outubro.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Arthur Schopenhauer

Magnum Opus - O mundo como vontade e representação
Citações do autor:
"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência."
"O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele."
"Toda a nação troça das outras e todas têm razão."
"As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo."
"Sentimos a dor mas não a sua ausência."


Clique na imagem para saber mais  sobre o Arthur

Esse filósofo alemão influenciou diretamente Friedrich Nietzsche, Como todo bom pensador, suas ideias contrariavam as ideias de sua época, e baseava-se no pessimismo de que tudo é movido pela vontade, e esse movimento perpétuo de tudo, desencadeia sofrimento já que sempre há o inalcançavel, o desejo fere e o prazer, apenas susta o sofrimento momentaneamente, mas a dor é perpétua. Apesar de todo esse pessimismo, ele dizia que pela arte e pela música, podemos escapar dessa vontade atroz,e sublimar a vontade pura, como chamava a espressão que a música possibilita.
Entretanto, a suprema felicidade somente pode ser conseguida pela anulação da vontade. Tal anulação é encontrada por Schopenhauer no misticismo hindu, particularmente o Budismo; a experiência do Nirvana constitui a aniquilação desta vontade última, o desejo de viver. Somente neste estado, o homem alcança a única felicidade real e estável.
A filosofia de Schopenhauer influenciou marcadamente vários pensadores, entre os quais destacam-se: Nietzsche, Hartmann, Simmel, Thomas Mann, Bergson, Freud e Augusto dos Anjos

Contudo, Schopenhauer foi um dos pouquíssemos filosofos que tratava do amor, os atração. Nesse vídeo, intitulado, Filosofia, um guia para felicidade, ele mostra como o filosofo se preocupava em apontar as vontades que movem as relações humanas.




Cronologia do mundo, baseada nos passos de Schopenhauer

Cronologia


Local onde Schopenhauer foi enterrado em Frankfurt, Alemanha
  • 1788 - Nascimento de Schopenhauer em Dantzig, no dia 22 de fevereiro.
    • KantCrítica da razão prática.
  • 1789 - Revolução Francesa
  • 1790 - KantCrítica da faculdade de julgar.
  • 1793 - Os Schopenhauer se mudam para Hamburgo.
  • 1794 - FichteFundamentos da doutrina da ciência em seu conjunto.
  • 1800 - SchellingSistema do idealismo transcendental.
  • 1800-1805 - Destinado por seu pai ao comércio, Schopenhauer realiza uma série de viagens pela Europa ocidental: Áustria, Suíça, França, Países Baixos, Inglaterra. Isso lhe rende um Diário de viagem e um excelente conhecimento do francês e do inglês.
  • 1805 - Suicida-se o pai de Schopenhaer; este permanece em Hamburgo, renuncia à carreira comercial para dedicar-se aos estudos dos liceus de Gota e de Weimar, e sua mãe muda-se para Weimar.
  • 1807 - HegelA Fenomenologia do Espírito.
  • 1808 - FichteDiscurso à nação alemã.
    • GoetheAs afinidades eletivas e Fausto (primeira parte).
  • 1811 - Ingresso de Schopenhauer na Universidade de Berlim, onde estuda filosofia.
  • 1813 - Schopenhauer: Da quádrupla raiz do princípio da razão suficiente (tese de doutorado).
  • 1814 - Schopenhauer rompe relações com a mãe e muda-se para Dresden.
Morre Fichte.
  • 1815 - Derrota de Napoleão em Waterloo. O Congresso de Viena reorganiza a Europa sob o signo da Santa Aliança.
  • 1816 - Schopenhauer: Da visão e das cores.
  • 1818 - Hegel na universidade de Berlim, onde lecionará até a sua morte.
  • 1819 - Schopenhauer: O mundo como vontade e representação.
  • 1820 - Schopenhauer começa a lecionar em Berlim com o título de privat-dozent. Fracassa.
  • 1825 - Nova tentativa na universidade de Berlim. Novo fracasso. Schopenhauer renuncia à docência e passa a viver daí em diante com a herança paterna.
  • 1830 - HegelEnciclopédia das ciências filosóficas (edição definitiva).
  • 1831 - Morre Hegel.
  • 1832 - Morre Goethe.
  • 1833 - Schopenhauer estabelece-se em Frankfurt, onde residirá até sua morte.
  • 1836 - Schopenhauer: Da vontade na natureza.
  • 1839 - Schopenhauer recebe um prêmio da Sociedade Norueguesa de Ciências de Drontheim por uma dissertação sobre "A liberdade da vontade".
  • 1840 - A dissertação "Sobre o fundamento da moral" não recebe prêmio da Sociedade Real Dinamarquesa de Ciências de Copenhague.
  • 1841 - Schopenhauer publica suas duas dissertações de concurso sob o título de Os dois problemas fundamentais da ética.
  • 1843 - KierkegaardTemor e tremor.
  • 1844 - Schopenhauer: O mundo como vontade e representação, segunda edição acompanhada de Suplementos.
    • Stirner: O único e sua propriedade.
    • Marx e Engels: A sagrada família ou Crítica da crítica crítica contra Bruno Bauer e sócios.
    • KiergaardO conceito da angústia.
    • Nascimento de Nietzsche.
  • 1846 - ComteDiscurso sobre o espírito positivo.
  • 1848 - Marx e Engels: Manifesto do Partido Comunista.
    • Revolução na França e na Alemanha. Sua correspondência confirma que Schopenhauer desejou e apoiou a repressão em Frankfurt.
  • 1851 - Schopenhauer: Parerga e Paralipomena. Êxito e primeiros discípulos, Frauenstädt, Gwinner etc.
  • 1856 - Nasce Freud.
  • 1859 - DarwinA origem das espécies.
  • 1860 - Schopenhauer morre em 21 de setembro

2 comentários:

  1. Ainda que na atualidade, esta tese de Schopenhauer de que nos apaixonamos por pessoas que nos dêem filhos com equilíbrio físico e mental, hoje em dia é inválida, pois, além disso, há os feromonios, a compatibilidade intelectual, e a atração sexual para explicar nossas relações, contudo, ele foi o 1º a tentar deixar claro, a vontade do homem de procriação inconciente.

    ResponderExcluir
  2. Não devemos deixar de ler, a leitura é importante fonte de conhecimento. Não devemos é nos apegarmos em demasia à literatura e dar-lhe primazia a busca do conhecimento pela própria analise do que observamos e pensamos propriamente. Não podemos acostumar nosso espírito com longos períodos de leituras ininterruptas, pois ele pode se acostumar, e como conseqüência, perderá a capacidade de pensar por si mesmo.

    PALAVRAS DO AUTOR

    ResponderExcluir